terça-feira, 16 de abril de 2019

Patetas ao computador

Patetas ao computador

Há um conhecido desenho animado dos estúdios Disney chamado “Motor Mania”, no qual um pacato e gentil cidadão chamado Mr. Walker (walker = pedestre), vivido pelo personagem Pateta, se transforma no odioso Sr. Wheeler (wheel = roda, volante) assim que dá partida no motor do seu carro. 
Com narração em off, a animação, que tem duração de pouco mais de seis minutos, mostra diversos hábitos condenáveis ao volante, como dirigir perigosamente, não respeitar pedestre, negar passagem e xingar outros motoristas e até participar de rachas. 
Produzido em 1950, o desenho parece passar a mensagem de que o carro pode despertar um sentimento de poder em alguém que já tenha personalidade controversa. Por se sentir seguro dentro do automóvel e um tanto anônimo, o motorista com algum transtorno deixa fluir seu caráter agressivo e narcisista, prejudicando a coletividade do trânsito. 
Pois bem! Agora, troque-se o carro pela internet. O que vemos hoje? Pessoas pacatas, “normais”, cidadãos de bem, que, ao se sentarem diante do computador ou sacarem seus smart phones e entrarem nas redes sociais, se transformam, viram seres quase irracionais. Botam pra fora todos os sentimentos desprezíveis, destilando ódio, intolerância, preconceito, pois sentem-se protegidos pelo anonimato que a rede aparentemente oferece.
O desenho:

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário